Näo temas, porque eu sou contigo; näo te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaias 41.10)


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Cadastro Positivo chegou!


Os bons pagadores contam agora com os benefícios da lei do Cadastro Positivo, sancionado pelo Governo Federal no dia 10 de junho. O instrumento privilegia você, consumidor, que mantém as contas sempre em dia. Ou seja, você terá o valor de seu crédito diminuído caso esteja com seu nome limpo e tenha optado por incluir o mesmo no cadastro.
Vamos falar, em postagens futuras, sobre a importância dessa medida para o cidadão, as instituições financeiras e comerciais e para a economia do país. Antes, entretanto, é necessário que você entenda como funciona o Cadastro Positivo
1 - Para abrir o cadastro positivo, você terá que autorizar por meio de um documento específico ou de uma cláusula à parte em um contrato de financiamento ou compra a prazo, por exemplo
2 - Dessa forma, os bancos de dados terão acesso ao histórico de todos os seus pagamentos, seja você pessoa física ou jurídica
3 - Se você deixar de pagar uma conta por um mês o seu nome não sairá do cadastro positivo. Entretanto, você terá a informação registrada no histórico.
4 - Se quiser, poderá cancelar seu cadastro a qualquer momento.
5 - Os gestores dos bancos de dados serão obrigados a te fornecer todas as informações que constarem no seu histórico
6 - É seu direito saber quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou as informações.
7 - O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos.
8 -  Não é permitido que haja no cadastro informações sobre origem étnica, sexual, sobre saúde ou convicções políticas e religiosas.
9 - O banco de dados, a fonte e o consulente são responsáveis pelos danos materiais e morais que causarem a você, cadastrado.
Ah, e o mais importante: O Cadastro Positivo é gratuito.
Qual a sua opinião sobre o Cadastro Positivo?
Se você tiver alguma dúvida sobre crédito, compartilhe comigo. Basta enviar um comentário!