Näo temas, porque eu sou contigo; näo te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaias 41.10)


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Inadimplência sobe 4,78% em outubro, aponta SPC Brasil

SÃO PAULO – O número de consumidores inadimplentes incluídos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou aumento de 4,78% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme aponta o indicador da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, divulgado nesta terça-feira (8).
Pela nona vez seguida houve elevação nessa base comparativa em 2011, um indicativo de que o cenário inflacionário persistente ainda exerce pressão negativa sobre o poder de compra do consumidor e sobre o nível de endividamento das famílias, conforme avaliação da CNDL.
Comparações: mensal e acumulado
Na comparação entre outubro e setembro deste ano, houve aumento de 5,9%, ante queda de 3,62% em setembro. De acordo com o relatório, até então, tal movimento era encarado como um primeiro sinal de uma inversão da curva de crescimento e uma perda de força dessa variável, o que, no entanto, não parece ser o caso.

Nos dez primeiros meses de 2011, a alta é de 5,21%, ante 5,26% até setembro. No acumulado, o levantamento revela que o resultado ocorre por conta do ciclo de aperto monetário empreendido pelo Banco Central até julho, e a consequente aplicação contínua dessa medida no custo médio do crédito.
Registros cancelados
Na análise dos registros cancelados no SPC Brasil, que ocorrem depois que a dívida é quitada, houve alta de 4,03%% no mês passado, ante o mesmo mês de 2010.

Já na comparação com setembro, houve leve alta de 0,52% e, no acumulado do ano, de 5,47%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário